segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Por que o sol vai morrer?

(Ilustração: Mariana Massarani)

O Sol é uma estrela e podemos dizer que o destino de uma estrela está mais ou menos traçado no seu nascimento. Toda estrela nasce dentro de uma imensa nuvem feita de gás e minúsculos grãos que chamamos de poeira. A força da gravidade pode fazer com que pedacinhos da nuvem se atraiam e, após alguns milhões de anos, sejam compactados formando um novo objeto celeste.

Quando há muito a ser compactado, a força de atração desse material começa a espremer suas regiões centrais, aumentando a concentração e a temperatura, até que tem início a transformação de átomos de hidrogênio em hélio, o momento de nascimento da estrela. Essa transformação, chamada fusão do hidrogênio, vem ocorrendo no Sol há quase cinco bilhões de anos. O brilho que vemos resulta da energia liberada pela fusão. Mas é interessante notar que essa energia produzida pela fusão, no centro, leva alguns milhões de anos para chegar à superfície, para, depois, se propagar até a Terra.

E quando não há mais hidrogênio no centro? Bem, o futuro depende da massa, ou seja, da quantidade de matéria da estrela. Quanto mais massa, mais seu centro pode ser espremido, aumentando a temperatura. Então, talvez seja possível ocorrer a fusão do hélio que sobrou, no centro, da etapa anterior. Depois, pode haver a fusão do carbono, do oxigênio e, ainda, de outros elementos químicos cada vez mais pesados. A duração de cada uma dessas etapas vai diminuindo, sendo que a fusão inicial do hidrogênio dura quase toda a vida de uma estrela. Além disso, a mudança de uma etapa para a próxima pode ser um acontecimento complicado.

Apenas as estrelas maiores e mais pesadas passam por muitas etapas de fusão. Mas fazem isso muito rapidamente, por isso duram pouco do ponto de vista astronômico: apenas alguns milhões de anos. Quanto às estrelas menores e mais leves, podemos até dizer que vivem para sempre, mas não passam da etapa de fusão do hidrogênio. Num futuro distante, vão acabar se resfriando.

O Sol ainda tem mais uns seis bilhões de anos de vida. Chegará à etapa de fusão do hélio antes de virar um dos objetos mais bonitos do céu: uma nebulosa planetária, jogando para fora a maior parte de sua massa. Porém, talvez dentro de um bilhão de anos, a vida na Terra não resista à mudança de brilho devido ao desequilíbrio causado pela diminuição do hidrogênio no centro do Sol. Será o fim?

Quem sabe? Considerando que em menos do que dez mil anos o ser humano passou da invenção da escrita para a construção de telescópios espaciais, é de se esperar que, com sua sabedoria, seja capaz de descobrir e viajar para outros mundos e preservar nossa civilização.


Lilia Irmeli Arany Prado
Observatório do Valongo
Universidade Federal do Rio de Janeiro
...
Veja outros temas em: Ciência Hoje para Crianças
...
Leia também - Como ocorre o vômito? Quer saber? Clique aqui

3 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

PSORÍASE

A psoríase é uma doença da pele bastante freqüente. Atinge igualmente homens e mulheres, principalmente na faixa etária entre 20 e 40 anos, mas pode surgir em qualquer fase da vida. Sua causa é desconhecida. Fenômenos emocionais são frequentemente relacionados com o seu surgimento ou sua agravação, provavelmente atuando como fatores desencadeantes de uma predisposição genética para a doença. Cerca de 30% das pessoas que têm psoríase apresentam história de familiares também acometidos. De acordo com o texto entre 2% e 3% da população sofrem com esta doença.

A psoríase não tem cura, é uma doença crônica que atinge a população mais carente.

A doença atinge homens e mulheres de todas as idades Portadores dessa doença procuram à rede publica mais próxima de suas casa para obter o tratamento, mais nem sempre consegue o tratamento adequado.

Crianças entre 10 e 12 anos também têm probabilidade de tem a doença com isso sofrem preconceitos nas escolas acarretando sérios problemas psicológicos.

Os portadores da psoríase podem contrair o câncer mais com as sessões de terapias podem retardar a doenças, mais não é 100% obtido o sucesso.

Como nós sabemos psoríase é uma doença global que acomete ambos os sexos e a ampla faixa etária.

Mais objetivo dessa pesquisa foi mostra que o estudo sofre a doença esta em constante transformação, pesquisadoras lutam pela cura definitiva mais ainda esta longe de obter o sucesso tão esperando pela população que requer bastante cuidado.

Gicele

Unknown disse...

O SOL



O sol é uma coisa fenomenal que somente Deus poderá explicar. O sol é uma estrela que podemos Ver e sentir o seu calor é constante e aquece a terra e a vida de quem nela habita. Como qualquer outra coisa o também tem a suas transformações o hidrogênio, vem ocorrendo há vários anos em nosso sol será que o nosso planeta estará preparado para outras transformações que vem ocorrendo não somente pelo o sol?

Especialistas do mundo inteiro pesquisam se tem ou se ainda vai ter outras transformações e se o planeta terra esta preparado. O futuro depende de uma quantidade matéria da estrela. A capacidade de oxigênio que existe na atmosfera é o suficiente para o nosso planeta sobreviver aos impacto que vem ocorrendo.

O aquecimento global é uma caso muito serio mais muito nem ligam pois pouco importa o mundo que nele habita crianças, animais, a natureza tudo precisa do sol parar sobreviver.

Correções feitas por :Gicele da silva.