quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Estudo relaciona anemia à deficiência de vitamina A

nutrição



Suplementação apenas de ferro para tratar
a doença pode levar a quadro de toxicidade


Maiesse Gramacho
Da Secretaria de Comunicação da UnB

Quem sofre de anemia deve tomar suplemento de ferro, certo? Nem sempre. Uma pesquisa realizada na Universidade de Brasília mostra que, muitas vezes, a doença pode estar associada à deficiência de vitamina A no organismo – e não à do mineral. "A carência de ferro e de vitamina A são as maiores carências nutricionais no mundo, hoje. E elas coexistem", diz a autora do estudo, a mestre em Nutrição Fernanda Ribeiro Rosa.

De acordo com Fernanda, desde os anos 1980, pesquisas vêm demonstrando que, quando há deficiência de vitamina A, a concentração de ferro nos tecidos fica alterada. "Mas essa interação não está clara ainda, daí o nosso estudo", explica a autora da dissertação de mestrado Deficiência de vitamina A altera o status de ferro e de estresse oxidativo em ratos, defendida neste mês.



Segundo ela, a ausência da vitamina interfere no metabolismo do ferro, fazendo com que ele fique acumulado em alguns tecidos e prejudique o processo de produção de hemoglobinas – os glóbulos vermelhos do sangue. "Ou seja, tudo indica que o ferro fica retido nos tecidos e reduzido na corrente sanguínea".

O trabalho foi feito com cobaias animais, observadas durante 45 dias. Os ratos foram separados em dois grupos. Em um, a dieta era a padrão de vitamina A; no outro, totalmente isenta da vitamina. Depois do período de observação, os animais foram sacrificados. A pesquisadora avaliou, então, baço, intestino e fígado das cobaias, e constatou alteração nas concentrações de ferro e danos oxidativos nos órgãos dos animais deficientes em vitamina A.

OXIDAÇÃO - "Considerando que a vitamina A é antioxidante, a carência dela pode levar ao que chamamos de estresse oxidativo, já que o ferro é oxidante. O estresse oxidativo é o aumento de radicais livres, substâncias responsáveis pelo envelhecimento precoce e doenças crônicas não degenerativas, como hipertensão, diabetes e câncer", explica a professora do Departamento de Biologia Celular Sandra Arruda, que orientou a pesquisa.

Apesar de ter sido realizado com animais, o estudo permitiu à aluna chegar à conclusão de que, quando a anemia ferropriva é diagnosticada, é preciso investigar se o indivíduo também apresenta deficiência de vitamina A ou outro problema metabólico. "Se o paciente for tratado apenas com suplementação de sulfato ferroso, o problema pode até se agravar, pois isso levará a um quadro de toxicidade, aumentando a concentração de ferro nos tecidos e o risco de doenças crônicas", aponta.

De acordo com Fernanda Ribeiro Rosa, um próximo passo na investigação seria o acompanhamento dos ratos por um período mais longo que 45 dias. "Assim, poderíamos verificar os efeitos cumulativos no organismo desses animais", diz.

Mais informações com Fernanda Ribeiro Rosa pelo e-mail fernandarr.nut@gmail.com.
___________________
ALUNO EM ATIVIDADE: A partir da leitura da matéria acima faça uma nota (resumo) com as principais informações, explicando como a "suplementação apenas de ferro para tratar a doença pode levar a quadro de toxicidade". Importante que a nota contenha informações precisas/científicas. Após a elaboração do texto, postem no comentário desta mensagem.

8 comentários:

Unknown disse...

Carência de vitamina A está relacionada à anemia.
Uma pesquisa realizada na Universidade de Brasília relaciona anemia à deficiência de vitamina A e não somente à carência do ferro, como se pensava.

De acordo com a mestre em nutrição, Fernanda Ribeiro Rosa, a deficiência de vitamina A no organismo altera a concentração de ferro nos tecidos e fica reduzido na corrente sanguínea. O estudo defendido na dissertação do mestrado Deficiência de vitamina A altera o status de ferro e de estresse oxidativo em ratos, pela pesquisadora da UnB no mês de agosto de 2009, mostra que a vitamina A, por ser antioxidante (combate aos radicais livres, responsável pelo envelhecimento precoce), diminui os efeitos oxidativos do ferro. Apesar da pesquisa ter sido realizada com ratos, o estudo permitiu chegar à conclusão de que, quando a anemia é ferropriva (carente de ferro), é preciso investigar se o indivíduo também apresenta deficiência de vitamina A ou outro problema metabólico.

Fonte: UnB Agência

Lucas Antun e Tatiana Soares - 6º semestre - matutino

Laiz Marinho disse...

A dissertação de mestrado Deficiência de vitamina A altera o status de ferro e de estresse oxidativo em ratos, defendida em agosto de 2009 pela mestra em nutrição, Fernanda Ribeiro Rosa da Universidade de Brasília, mostra que a vitamina A é necessária no tratamento da anemia, cuja a terapêutica comum é o suplemento de ferro. Mas segundo a pesquisa, tratar a deficiência somente com esse complemento pode causar toxidade no organismo. A ausência da vitamina A, faz com que o metabolismo do ferro se acumule em alguns tecidos, o que prejudica os glóbulos vermelhos. O estudo foi realizado em ratos, separados em dois grupos, um com o uso da vitamina A e outro somente com ferro. Constatou-se assim que houve oxidação nos órgãos dos animais que ficaram deficientes em vitamina A. Essa vitamina A é antioxidante ( ajuda no combate dos radicais livres e envelhecimento das células) e falta dela organismo pode causar o estresse oxidativo, porque o ferro é oxidante. Esse estresse é o aumento dos radicais livres que é responsável por doenças crônicas não degenarativas e envelhecimento precoce. O próximo passo agora é observar por mais tempo o efeito cumulativo no organismo dos ratos.

Laiz Marinho e Yann Victor – 6º semestre- Matutino

Nina disse...

Médicos devem redobrar atenção em casos de Anemias

Estudo revela que anemia pode estar relacionada à carência de vitamina A e não de ferro.

Pesquisa realizada na Universidade de Brasília mostrou que ausência de vitamina A interfere no metabolismo do ferro no corpo humano. O resultado do estudo serve para alertar os profissionais de saúde. Quando diagnosticada anemia ferropriva (mais comum e causada pela deficiência de ferro), é preciso investigar também se o indivíduo apresenta deficiência de vitamina A ou outro problema metabólico. "Se o paciente for tratado apenas com suplementação de sulfato ferroso, o problema pode até se agravar, pois isso levará a um quadro de toxicidade, aumentando a concentração de ferro nos tecidos e o risco de doenças crônicas", alertou a Mestre em Nutrição Fernanda Ribeiro Rosa, autora do estudo.

Desde 1980, pesquisas vêm demonstrando que a deficiência da vitamina altera a concentração de ferro nos tecidos humanos, prejudicando a produção de hemoglobina (glóbulos vermelhos). O ferro fica retido nos tecidos e reduzido na corrente sanguínea.

Durante 45 dias a pesquisadora usou ratos como cobaias, dividido em dois grupos com dietas diferentes. Um grupo recebeu vitamina A e o outro não. Depois do período de observação, os animais foram sacrificados e observou se que os que não receberam vitamina A apresentavam danos oxidativos e alterações na concentração de ferro.

Essa concentração pode aumentar os radicais livres, substâncias responsáveis pelo envelhecimento precoce e doenças crônicas não degenerativas, como hipertensão, diabetes e câncer, explica a professora do Departamento de Biologia Celular Sandra Arruda, que orientou a pesquisa.

Aluna: Ana Carolina Ferreira ´
Noturno

Caroline Nardiane disse...

Estudo realizado pela UNB mostra que anemia está relacionada à deficiência da vitamina A

Estudo feito com cobaias animais, realizado pela Universidade de Brasília, revelou que anemia está relacionada com a carência de vitamina A é não a do ferro. Segundo a autora da pesquisa, mestre em nutrição, Drª. Fernanda Ribeiro, o estudo tem como objetivo avaliar a relação da deficiência da vitamina A com a alteração da concentração de ferro nos tecidos.
A ausência de vitamina interfere no metabolismo do ferro fazendo com que ele fique acumulado em alguns tecidos e prejudique o processo de produção de hemoglobinas. Isso leva a crer que o ferro se retém nos tecidos e reduz na corrente sanguínea. O trabalho foi feito com dois grupos de animais, um a base de vitamina A e outro sem essa vitamina. Após 45 dias de observação, os ratos que tinham deficiência da vitamina A, apresentaram alteração nas concentrações de ferro e danos oxidativos nos órgãos.

Segundo a orientadora da pesquisa, professora do Departamento de Biologia Celular, Sandra Arruda, a vitamina A é antioxidante, sua carência pode acarretar ao “estresse oxidativo” já que o ferro é oxidante. “O estresse oxidativo é o aumento de radicais livres, substâncias responsáveis pelo envelhecimento precoce e doenças crônicas não degenerativas, como hipertensão, diabetes e câncer", concluiu.

De acordo com a autora da dissertação de mestrado “Deficiência de vitamina A altera o status de ferro e de estresse oxidativo em ratos”, é necessário um estudo com prazo maior de 45 dias para verificar os efeitos cumulativos no organismo desses animais.
Contudo, a aluna concluiu que quando a anemia ferropriva é diagnosticada, é preciso averiguar se o indivíduo apresenta carência de vitamina A ou outra dificuldade metabólica. Se o tratamento for apenas com suplementação de sulfato ferroso, poderá haver complicação, pois induzirá a um quadro de toxicidade, aumentando a concentração de ferro nos tecidos e o risco de doenças crônicas.

Aluna: Caroline Nardiane
Turno: noturno

Ludmila Lucas disse...

Pesquisas realizadas na Universidade de Brasília descobriram que, em alguns casos, a anemia está associada à deficiência de vitamina A no organismo, e não de ferro.

A pesquisa vem sendo aprofundada pela estudante da UNB, Fernanda, que recentemente defendeu a sua dissertação de mestrado. Segundo a estudante, a falta da vitamina A, interfere no metabolismo de ferro no organismo, pois este fica retido nos tecidos, e assim, reduzido na corrente sanguínea.

Quando a anemia ferropriva é diagnosticada no indivíduo, é preciso investigar se também há deficiência de vitamina A ou outro problema metabólico. Tratar anemia somente com suplementação de sulfato ferroso, pode ser um grande problema e agravar o quadro do paciente, pois a concentração de ferro nos tecidos pode aumentar, assim como também o risco de doenças crônicas.


Ludmila Lucas Tavares
Noturno

Adriana Régila disse...

Pesquisa realizada na Universidade de Brasília analisou que, um grande número de pessoas com anemia esta relacionada à falta de vitamina A no organismo.

Pesquisas realizadas desde 1980, comprovaram que a falta de vitamina interfere no metabolismo do ferro, alterando os tecidos e diminuindo a corrente sanguínea.
Em estudos com animais durante 45 dias, foram observados que o grupo de cobaias com ratos que não tiveram a dieta rica em vitamina A, após serem sacrificados constataram uma grande alteração e danos oxidantes nos órgãos desses ratos.
No entanto foi concluído que ,o indivíduo que for tratado com grande quantidade de ferro pode causar vários problemas metabólicos com grande risco de doenças crônicas.

Unknown disse...

Estudos mostra que anemia é a falta de vitamia A em nosso organismo médicos de todo o mundo diz que pessoas pertadoras dessa doenças corre o risco de tem gripe,com mais facilidade a ausência de vitamina interfere no metabolismo do ferro fazendo com que ele fique acumulado em alguns tecidos e prejudique o processo de produção de hemoglobinas.
Algumas pessoa anemicas só descobre que tem a tal de anemia quando vai ao médico por esta sentido alguns dos sintomas da anemia que são eles a falta de apetite, fraqueza nas pernas e sonolência. Estes são alguns dos sintomas que uma pessoa anemica sente quando esta se sentindo mau. A má alimentação também é um dos fatores que influencia no processo para elevação da anemia.Tomar sol pela manhã é recomdando pelos os médicos. A ausência de vitamina interfere no metabolismo do ferro fazendo com que ele fique acumulado em alguns tecidos e prejudique o processo de produção de hemoglobinas.

Gicele 6ª semestre Noturno

Unknown disse...

O tratamento da anemia com o ferro, se não investigado corretamente pode agravar o caso clínico do indivíduo. Casos de anemia podem ser resultados da ausência de vitamina A. Na ausência desta vitamina, o ferro sofre alterações, se acumulando mais nos tecidos do que na corrente sanguínea. A vitamina A, por ser antioxidante, inibe o poder oxidante do ferro, ou seja, os dois mantêm essa relação de equilíbrio. A ausência daquela provoca o que chama de estresse oxidativo (aumento de radicais livres), causando o processo de envelhecimento precoce e doenças crônicas degenerativas, como hipertensão, diabetes e câncer, segundo explicou a orientadora da pesquisa e professora do Departamento de Biologia Celular Sandra Arruda.