Um relatório com os resultados da pesquisa que monitorou matérias de ciência, tecnologia e inovação publicadas em 62 jornais está disponível online. O projeto foi desenvolvido pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), vinculada à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com a Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi).

Um quarto das 2.599 notícias analisadas entre 2007 e 2008 foram publicadas pelos quatro veículos nacionais que fizeram parte da pesquisa, em uma média de 2,3 notícia/dia. A média foi quatro vezes maior do que as dos jornais regionais. As ciências da saúde são a área com maior visibilidade, aparecendo com 28% das notícias analisadas, seguidas pelas ciências biológicas (21%) e pelas ciências exatas e da terra (18%). As ciências humanas e sociais aplicadas são as que tiveram menos espaço – juntas, elas respondem por menos de 18% dos textos.

O trabalho também aponta que 86% das matérias não apresentaram contextualização ou foram além da nova descoberta que enfocavam para uma discussão mais ampla.

Via Ciência Hoje