quarta-feira, 17 de junho de 2009

Documentário a História das Coisas

A História das Coisas, versão brasileira do documentário The Story of Stuff, de Annie Leonard


O que é História das Coisas ?
Da extração e produção até a venda, consumo e descarte, todos os produtos em nossa vida afetam comunidades em diversos países, a maior parte delas longe de nossos olhos.

História das Coisas é um documentário de 20 minutos, direto, passo a passo, baseado nos subterrâneos de nossos padrões de consumo. Revela as conexões entre diversos problemas ambientais e sociais, e é um alerta pela urgência em criarmos um mundo mais sustentável e justo. Ensina muita coisa, nos faz rir, e pode mudar para sempre a forma como vemos os produtos que consumimos em nossas vidas.
______________
ALUNO EM ATIVIDADE: Assista ao vídeo e faça um comentário apontando quais soluções VOCÊ poderia tomar a curto, médio e longo prazo. Cite ainda algumas políticas governamentais que você julga importantes, a partir do conteúdo explanado sobre "A hitória das coisas".

Um comentário:

Bruno Carlos disse...

Só eliminando os EUA para acabar com o problema que o planeta vem passando. Infelizmente não é jogando uma bomba na cabeça dos americanos é que vai solucionar essa questão. Mas o que o vídeo relatou, é que a cada dia está mais complicado a poluição no meio ambiente. É de se assustar que cerca de 2 mil árvores são perdidas na Amazônia e que nos EUA é liberado 1,8 milhão quilos quimicos de tóxicos por ano. O que se tem acompanhado, é que, países ricos estão acabando com o planeta e parece que eles não estão dispostos a frear e tentar minimizar a degradação que vem fazendo. Só para lembrar o ex-presidente George W. Bush, foi o único a não assinar o tratado de Kyoto. E porque ele não fez isso?Se até 2006 eram os maiores poluidores do mundo. A China é quem lidera agora. No ano de 2009 o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, encaminhou o Protocolo de Kyoto para ser ratificado pelo Senado. É lógico que o problema é de todos e não podemos seguir o exemplo dos norte-americanos. A mídia tem uma certa contribuição negativa sobre questão ambiental como foi relatado no vídeo. Aqui no Brasil vemos um índice muito alto de desmatamento e poucas pessoas para combater esse mal. Pessoas que vivem na cidade de São Paulo parecem condenadas a viver na poluição. Não consigo enxergar uma maneira de reverter esse mal. E isso pode agravar em outros estados. Se isso vai acabar é uma outra história. Mas poderá mudar quando as pessoas se unirem e mudar o pensamento atrasado de não ficar esperando que o outro faça e que o problema é todos. Como já dizia Chico Xavier " Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim".