terça-feira, 2 de junho de 2009

O paradoxo do jornalista

_______________________

ALUNO EM ATIVIDADE: A partir da alegoria "o paradoxo do passarinho" reflita sobre a ação jornalística nos dias atuais, contemplando impasses, dilemas e contradições referentes à mídias, tecnologias, mercado de trabalho, capitalismo, globalização, ética dentre outros. (Poste seu texto nos comentários desta postagem).

Um comentário:

Jéssica Macêdo disse...

O jornalista possui em suas mãos uma arma poderosíssima contra tudo aquilo que ele enxerga com maus olhos dentro da sociedade. A forma com a qual ele utiliza essa ferramenta é que vai gerar algum resultado positivo – ou até mesmo negativo, depende do ponto de vista. Essa ferramenta é liberdade de relatar os fatos, de opinar, de mostrar a todos os caminhos que a sociedade como um todo tem seguido.

Cabe ao profissional fazer o que realmente se quer fazer, o que realmente propõe essa profissão ou não, deixar-se prender à dependências pessoais, profissionais, éticas... Enfim, fazer do seu instrumento algo útil para todos ou somente para atender o interesse de um - quando digo um, pode ser um governo, uma empresa, uma pessoa.

Claro que não se atende a todos fazendo jornalismo, mas dependendo do lado que você resolveu manter vínculos (sim, vínculos! Não existe esse negócio de jornalismo imparcial), a sua colaboração com a sociedade pode ser bem maior.

E aí está a semelhança do passarinho (em seu paradoxo) com o jornalista: a liberdade existe, mas será que realmente compensa utilizá-la? Compensa para quem? Os dilemas são tantos, às vezes até mesmo a falta de coragem pela luta do novo é tão grande, que o melhor que se faz é circular dentro daquele espaço em que se já está acostumado a viver.