quarta-feira, 17 de junho de 2009

Consumo sustentável


O conceito de consumo sustentável passou a ser construído a partir do termo desenvolvimento sustentável, divulgado com a Agenda 21, documento produzido durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (ECO-92), no Rio de Janeiro, em 1992.
A Agenda 21 relata quais as principais ações que devem ser tomadas pelos governos para aliar a necessidade de crescimento dos países com a manutenção do equilíbrio do meio ambiente. Os temas principais desse documento falam justamente sobre mudanças de padrões de consumo, manejo ambiental dos resíduos sólidos e saneamento e abordam ainda o fortalecimento do papel do comércio e da indústria.


O desafio de que todos passem a pensar seriamente na necessidade de reciclar, de adotar um novo estilo de vida e de padrões de consumo é uma tarefa de todos: governos, cidadãos e cidadãs. A Associação Alternativa Terrazul, em parceria com a Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça e o Conselho Federal Gestor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos, decidiu realizar oficinas sobre Consumo Sustentável em diversos municípios do Ceará, e agora elabora essa Cartilha para ajudar a vencer esse desafio.


Você já pensou na quantidade de água que utiliza para escovar os dentes, tomar banho lavar a louça, a roupa ou o carro? Ao deixar um cômodo você apaga a luz? Você se preocupa em casa, na escola, no trabalho em reciclar o papel que não tem mais utilidade ou o joga diretamente no lixo? Quando vai fazer compras, você adquire realmente o que necessita, ou, por atos compulsivos, ou sugestões de publicidades, vai adquirindo produtos supérfluos? Você prepara comida suficiente apenas para o consumo, ou faz a mais para depois jogar fora? Você se dá conta de que, se não começar a pensar nessas questões, além de consumir os recursos naturais do Planeta, que vão comprometer a vida das gerações futuras, esse consumismo desenfreado tem também impacto no seu bolso?


Se você acha que isso é muito complicado, e que, ademais, não é problema seu, leia com atenção as dicas e informações dessa cartilha e perceba o risco que está correndo, se não começar já a seguir essas recomendações.


Leia, divulgue na sua escola, no seu trabalho, na sua rua. Seja um consumidor consciente e faça parte dessa liga que vai ajudar a tornar o mundo mais justo e mais sustentável para todos e todas.


Fonte: Associação Civil Alternativa Terrazul (conheça o site!)
_____________________
ALUNO EM ATIVIDADE: Faça um resumo da cartilha (em duas páginas no máximo) , destacando seus pontos principais.

Um comentário:

Luciana Andrade disse...

O Consumo Sustentável é atender as necessidades da geração atual, sem prejudicar os recursos naturais para as gerações futuras sem esgotar o meio ambiente com o consumo desenfreado. Para isso é preciso que cada um faça a sua parte e avalie as atitudes como consumidores. Cuidando e preservando os recursos naturais: a água, a produção, o plantio, a agricultura e a preservação das nossas florestas. Com práticas simples podemos evitar o desperdício de água, como não deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes, enquanto esfrega as louças e também na hora do banho. São atitudes que se cada cidadão tivesse consciência evitaria a destruição do nosso planeta.
A Cartilha também apresenta dicas de como evitar a poluição dos mananciais e também reduzir a poluição.
Outro tópico importante é a questão do consumo de alimentos, antes a humanidade produzia seu alimento, hoje a sociedade moderna consome os enlatados sem a mínima preocupação de como é produzido, o que foi destruído ou desmatado para a fabricação desse alimento. É preciso que tenhamos uma preocupação com a preservação das florestas.